Guest Post - Da bovina propaganda

Henrique Agostinho


A culpa é das vacas aposentadas.

Já que vos chamaram à atenção para os fogos da Amazónia, é capaz de ser conveniente explicar o rastilho desta tragédia.

O drama são as vacas. Não tanto as metafóricas, mas as reais. Já é sabido que a UE tem especial afinidade aos bovinos: Os cidadãos são como gado, destituídos de inteligência e autonomia. Os burocratas são umas vacas, porcas, cabras, sem vergonha nem decência. O orçamento é uma teta gigante, e por aí fora. Mas o caso agora vai além das metáforas.


Para as vacas literais, a UE reserva o filet mignon do seu orçamento, a PAC. Política Agricola Comum. Graças a esse monte de dinheiro, um pouco por toda a Europa, há vacas aposentadas, que recebem mensalmente uns subsídios generosos da Europa para fazerem nada, não dão leite, não vão para o churrasco, ficam ali, a ruminar e a engordar, a conta bancária dos seus cuidadores.

O problema é que no início do verão, este Verão, agora mesmo, alguns malucos perigosos, assinaram um acordo de comércio entre Mercosur e União Europeia. Graças a esse acordo, as vacas sul americanas, vão poder alindar os supermercados europeus com as suas picanhas económicas e asados deliciosos.

Ora, pequenos prazeres da carne não são para generalizar à populaça, e urge então por um fim às manias de churrasco da classe média europeia. Pega-se num fenómeno cíclico (os fogos na Amazónia) mistura-se com uma boa dose de alarmismo, imprensa governamental e temos uma crise mundial.

Pouco importam os fogos que sempre houve, que as vacas do Mercosur não se dêem bem no calor amazónico e prefiram as pampas, que os governos europeus não sejam capazes de cuidar nem do Pinhal de Leiria, ou que a PAC seja pior que terrorismo.

Importa, sim, acabar com a raça dessas vacas sulamericanas e preservar os subsídios de aposentadoria para as raças autóctones. A culpa é das vacas, as aposentadas.

Extra: Além de aposentar vacas, a PAC ainda consegue ser a maior causa do tráfego dos negreiros no Mediterrâneo.


Comentários