Sobre a eficácia do Planeamento Central

 

1. A URSS foi criada em 1922 e durou até 1991. Envolveu 15 países e o processo de "união" das repúblicas foi iniciado em 1917 por um punhado de homens;

2. Mao Tse Tung, em 1949 fundou o Partido Comunistas Chinês. Mao viveu até 1976. O PCC ainda hoje governa a China com mão de ferro.

Em ambos os países, o poder foi tomado por via conspirativa e com planeamento central.

A URSS, até ter implodido, conseguiu manter-se por 69 anos e conseguiu feitos assinaláveis de controlo de massas, repressão e mortandade. Segundo as estimativas terão morrido cerca de 30 milhões pessoas às mãos do regime torcionário. De uma região agrícola em 1916, a URSS, nos anos 60 do século XX, passou a potência espacial e já era uma potência nuclear. 

A China, que ainda não implodiu e não se vê como o poderá fazer pois mantém uma mão de ferro (também digital) sobre os cidadãos, através do regime comunista terá matado cerca de 60 milhões de pessoas. De um país ancestralmente agrícola passou a potência nuclear, espacial e económica em 71 anos. A China está hoje em vias de se transformar no maior bloco económico do mundo.     

Ainda há dúvidas sobre a capacidade do planeamento central? 

O que pode fazer actualmente um grupo bem estruturado, imensamente rico e com recursos incomensuráveis, usando a força da inteligência artificial, controlando todas as instituições financeiras e políticas globais mundiais?

É difícil impor uma ditadura mundial comunista? Claro que sim. Há imensos obstáculos. É impossível? Deixo ao vosso critério. Em breve saberemos pela prática. 

Mas também havia obstáculos na URSS e na China. E os regimes foram bem sucedidos. 

O comunismo nunca surgiu nas nações por obra e graça do Espírito Santo. Foi aplicado na URSS e China em tempos em que a tecnologia não era o que é hoje. Lenine e Trotski, Stalin e Mao tinham  de comunicar em papel por mensageiros. Nem fax tinham. Mesmo assim foram capazes de impor regimes duradouros, sobre grandes territórios, e de mão central férrea. Hoje os comunistas detêm o melhor da tecnologia mundial.

Revejam lá essa morte anunciada do planeamento central, por favor. 

Comentários

  1. O Carlos Guimarães Pinto é gente séria. Mas coitado não dá para mais, o comunismo agora para e a internacional socialista e a ONU são ordens espontâneas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário