Sobre as ditaduras do "bem". Mais as da Direcção Geral de Saúde


Fui de manhã à Padaria Portuguesa. Os empregados estão desesperados. A DGS mandou que agora passem o dia de máscara (mas não há) ou que passem o dia com viseiras de acetatos. As viseiras não permitem o uso de óculos, embaciam, fazem calor, são um sofrimento permanente.

Vim para casa, à espera do momento de ir desafiar a passagem entre concelhos.  Quero que vão ter bebés-baleia de atravessado e por via-anal. Porcos fascistas.

Entretanto, e a propósito da situação que vivemos e das boas intenções dos Gates da vida e seus acólitos pagos, deixo-vos uma carta especial apanhada ao Matheus Pacini:


Carta de Ayn Rand, 23 de Outubro de 1943.


"Estimado Reverendo Dudley:

Muito obrigado pela sua carta. Por infelicidade, enviou-a à gráfica, não à editora do meu livro, de modo que só a recebi hoje. Espero que a minha resposta chegue às suas mãos.

Pediu informação sobre a minha história.

Sou russa de nascimento, porém, hoje, cidadã americana.

Cheguei a este país em 1926. O meu primeiro romance foi We the Living (tradução livre, "Nós, os que vivemos"), publicado pela editora Macmillan em 1936.

Trabalhei na obra The Fountainhead (A Nascente) durante sete anos. Escrevi esse romance como tributo aos Estados Unidos e ao espírito americano.

No que diz respeito às suas indagações filosóficas, o Reverendo pergunta-me: “como proceder com respeito aos novos biliões que habitarão a Terra, tendo por base a sua filosofia?”.

A única coisa que podemos fazer por eles é: nada fazer. O único bem que podemos fazer pela  humanidade é deixá-la em paz, ou seja, livre. Os homens têm a capacidade de resolver os seus problemas, e ninguém pode fazer nada a esse respeito.

O único obstáculo entre os homens e a solução [dos seus problemas] é a interferência de outros homens. Todas as tiranias foram originadas não por maldade, mas como um propósito altruísta: o desejo de “fazer algo” pela humanidade. Quando os homens reconhecerem que fazer coisas com e pelos outros é inapropriado e imoral, apenas levando às consequências mais maléficas, então, a maioria dos problemas da humanidade estará resolvido."

Comentários